Regulamento

O projeto Quark! é uma iniciativa do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, destinada a promover a Física junto dos jovens portugueses. Consiste numa escola de excelência combinando formação à distância e presencial, com particular ênfase em assuntos de natureza extracurricular, baseada em demonstrações e experiências realizadas pelos próprios alunos. Este projecto conta com o patrocínio da Universidade de Coimbra, do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e de um conjunto de sponsors empresariais e culturais.

  1. Podem concorrer ao projeto Quark! jovens que frequentem o 11º ou o 12º ano de escolaridade (neste último caso deverão frequentar a disciplina de Física).
  2. A candidatura é feita electronicamente segundo as regras estipuladas no portal do projecto Quark!.
  3. Os alunos pré-seleccionados para a representação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física são automaticamente aceites no projeto Quark!.
  4. O prazo limite para recepção das candidaturas é fixado anualmente e divulgado no portal do projecto. Para a edição de 2015 as candidaturas decorrem de 1/12/2015 a 8/1/2016.
  5. A selecção dos candidatos é feita pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sendo os resultados divulgados on-line, no portal do projecto, no dia 12/1/2016.
  6. Da selecção não cabe recurso.
  7. As sessões presenciais do projeto Quark! têm periodicidade mensal e decorrem no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. As sessões começam às 9h00 de sábado e terminam às 17h00 de domingo.
  8. Algumas sessões têm um foco preferencial na preparação dos alunos pré-seleccionados para  as olimpíadas internacionais, mas são abertas a todos os participantes. Estas sessões serão designadas, no calendário, por “sessões B”.
  9. É exigido a todos os participantes que estejam presentes em pelo menos metade das sessões de cada ano. Aos alunos pré-seleccionados para as olimpíadas internacionais é exigida a presença em todas as sessões B acima mencionadas.
  10. O projecto providenciará a todos os participantes senhas de almoço (sábado e domingo) e jantar (sábado) para as cantinas universitárias da Universidade de Coimbra e alojamento para as noites de sexta-feira e sábado para os estudantes que não residam na região de Coimbra.
  11. O Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o projecto Quark! não são responsáveis por acidentes ou outros prejuízos de natureza material ou pessoal que ocorram durante as actividades do projecto.